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Como fazer Facebook e blog alcançarem 500 mil pessoas com R$ 1 mil

Alan KoerbelAmpliar vendas varejo físico, Aumentar vendas de e-commerce, Expandir franquias ou canais de vendas, Gerar Contatos e Orçamento04/05/2015
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Participei da elaboração de centenas de planos de marketing digital e criação de sites. Diariamente, gerencio campanhas de dezenas de clientes com o objetivo de aumentar as vendas. Utilizo as estatísticas para dar cada passo no marketing digital.

Neste artigo, vou compartilhar o resultado de um estudo real que concluí recentemente. Ele reforça os resultados que são verificados na prática com o grande número de vendas e contatos que o marketing digital provê.

O marketing digital aumenta radicalmente o alcance da sua marca e produtos. As campanhas atraem público qualificado para o seu site e blog, que passam a conhecer seus produtos e podem iniciar uma relação comercial.

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Para que o marketing digital seja efetivo, as campanhas devem seguir algumas técnicas e o seu site precisa estar atualizado tanto no design, quanto no conteúdo.

Uma das técnicas mais utilizadas para atrair visitantes qualificados para um site é o marketing de conteúdo com apoio do Facebook.

Quais são os passos?

 

Criação de site e blog profissionais

  • O site deve ter o conteúdo atualizado, com boa abordagem comercial.
  • O layout precisa ser agradável e a navegação fácil.
  • O website deve ser responsivo, ou seja, o layout se adaptará automaticamente ao tamanho da tela do celular ou tablet.
  • O site precisa ser desenvolvido e constantemente revisado para ficar otimizado no Google (SEO). Brigue pela primeira página no ranking de busca!
  • Por fim, integre o seu site nas ferramentas de análise. Mais do que isso, elas devem lhe enviar estatísticas “legíveis” periodicamente.

 

Geração de conteúdo para o Blog

  • Escreva dicas, curiosidades, novidades sobre sua área de atuação.
  • Evite propagandas diretas! No primeiro contato, leve informação para que o público possa ter benefícios, sem pagar por isso. O objetivo é vender os serviços e produtos com valor agregado. A venda será uma consequência. O cliente lhe contratará por entender que sua empresa é autoridade e vai gerar retorno para o negócio dela.
  • Conte com a ajuda de especialistas para elaborar o texto ou revisá-lo gramaticalmente. As técnicas de publicação são fundamentais para garantir a qualidade do conteúdo para indexação no Google.
  • Por fim, a imagem ajudará muito na divulgação do seu artigo.

 

Marketing digital: divulgue seu post do blog no Facebook

É raro alguém lembrar do seu blog e visita-lo espontaneamente. Por isso, é necessário levar a mensagem até os seus clientes. Você pode enviar um newsletter aos seus clientes, caso tenha uma boa base de e-mail e ainda contar com a otimização do Google para seu blog (SEO).

Essa indexação vai levar tempo para ocorrer. Além disso, seu site também precisa de tráfego para que o Google reconheça o conteúdo como relevante e apresente nas buscas.

Por isso, o Facebook é uma das melhores ferramentas do momento para alcançar seu público. É possível divulgar o post do seu blog como um post do Facebook, selecionar um público, definir um investimento e atrair milhares de visitantes ao seu site. Alguns destes visitantes certamente continuarão a navegar em seu site, podendo se tornar clientes.

Ao levar informação, e não propaganda, há um aumento significativo de do engajamento e aceitação dos possíveis clientes. Essa também é uma forma de conversar com os clientes atuais, mostrando que sua empresa realmente é a melhor fornecedora e tem outros produtos que podem ser consumidos.

 

Quanto devo investir no Facebook? 

Através do monitoramento de dezenas de campanhas no Facebook, vou lhes apresentar uma média de investimento VS alcance de pessoas no Facebook, para facilitar a decisão de investimento.

A amostra utilizada para gerar estas estatísticas do Facebook foi:

  • 23 contas de clientes
  • 4 meses de anúncios
  • R$ 91.300,00 investidos em patrocínio no Facebook
  • 45 milhões de anúncios exibidos

Para cada R$ 1.000 investidos, a média de alcance é de 500 mil impressões. Isso significa que o anúncio foi exibido 500 mil vezes por apenas R$ 1 mil.

Destas 500 mil impressões, há uma taxa média de 2,95% de cliques. Isso quer dizer que 14.750 pessoas interagiram com a publicação, através de curtidas no post, curtidas na página, comentários, visualização de comentários ou cliques que levaram para o seu site. Podemos concluir que esse é o número mínimo de pessoas que recebeu o post e fez uma leitura.

 

Quadro Resumo

Média alcance Facebook por R$ 1.000 investidos

23 clientes em 4 meses com investimento total de R$ 91.300,00

Investimento

R$ 1.000

Alcance – visualizações
500.000

Taxa de Interação

2,95%

Total Interações

14.750

Essas médias são influenciadas pela qualidade dos posts, experiência na criação das campanhas no Facebook e pauta.

Por fim, o retorno real do investimento, com vendas ou aquisição de contatos, deve ser medido individualmente a partir do seu site. As chances de sucesso são grandes, pois quem se interessou pelo assunto referente à sua empresa é provavelmente um lead qualificado.

Mencionamos anteriormente apenas o custo de investimento em Facebook. Há outros custos envolvidos, como agência de marketing digital para campanhas, criação e manutenção do site e blog e geração de conteúdo. Esses valores são previamente estipulados através de orçamento com a agência digita e não devem ser variáveis como as cotas de patrocínio.

Compare com as mídias tradicionais, como anúncio em jornal e revista, outdoor, panfletagem e tome sua decisão. A comparação é complexa porque somente o marketing digital fornece informações precisas sobre a audiência. Portanto, estime um custo de um outdoor e faça uma previsão de potencial de alcance e engajamento. Ficará evidente acreditar que o marketing digital tem um potencial muito superior de promover resultados.

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Escrito por Alan Koerbel
Alan Koerbel é sócio-fundador e diretor da eSauce, agência digital especialista em aumentar vendas com plataformas e campanhas online. Com 25 anos de experiência em tecnologia e 11 em marketing digital, exerceu carreira técnica e executiva em grandes empresas de software de gestão. Fundou a Conceito W em 2007, empresa que em 4 anos tornou-se líder de mercado, com apoio decisivo do Marketing Digital, e em 2011 foi adquirida por uma multinacional. Foi diretor de tecnologia na Thomson Reuters, empresa com 60 mil colaboradores em 100 países. Perfil completo no linkedin: https://www.linkedin.com/in/alankoerbel
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