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Como planejar orçamento para campanhas de marketing digital

Alan KoerbelAmpliar vendas varejo físico, Aumentar vendas de e-commerce, Expandir franquias ou canais de vendas, Gerar Contatos e Orçamento14/03/2017
Como planejar orçamento para campanhas digitais

O marketing digital é a principal estratégia de comunicação da atualidade, e as principais vantagens são o custo-benefício e a capacidade de identificar e corrigir desvios rapidamente. Mas existe um detalhe importante: investir em mídias patrocinadas é pré-requisito para campanhas de sucesso.

Além disso, todos os seus esforços devem convergir para a meta de superar concorrentes, assim como para planejar produtos e melhorar o atendimento.

Após 5 mil campanhas realizadas em 7 anos de agência digital, nós da eSauce criamos uma metodologia própria para elaboração de campanhas digitais. Preenchemos diversos templates até chegarmos ao planejamento ideal.

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Neste post abordaremos o planejamento com ênfase a divisão do orçamento na sua estratégia digital. Siga os passos abaixo e adapte para sua realidade, e faça a distribuição do orçamento das suas campanhas da melhor forma.

Quais são os passos para planejar o orçamento de uma campanha digital?

  1. Objetivo
  2. Mídias
  3. Público alvo
  4. Campanhas
  5. Orçamento

1. Objetivo da campanha digital

Escreva e revise até que a estratégia digital esteja sólida:

  • Quais produtos ou serviços serão abordados
  • Diferencial que será explorado
  • Uma breve descrição de público-alvo
  • Qual será a estratégia de comunicação

2. Mídias de marketing digital utilizadas na campanha

Liste as mídias e formatos de publicações para a divulgação da campanha:

  • Blog próprio
  • Post blog no Facebook
  • Anúncio no Facebook
  • Google AdWords – Pesquisa
  • Google AdWords – Shopping
  • Google AdWords – Display
  • LinkedIn – anúncio pago
  • LinkedIn – anúncio orgânico
  • Pinterest
  • Google Plus
  • Grupos no Facebook
  • Blog de terceiros
  • Revistas digitais
  • E-mail marketing
  • Outras…

3. Público-alvo e personas da campanha digital

Quais as personas e públicos-alvo da campanha?

• Personas
Selecione ou crie uma ou duas personas que simbolizem os públicos-alvos. Qual a idade, gênero, ocupação, formação, interesses e objetivos com seus produtos.

Suponha que as campanhas são para uma loja de roupas sociais masculinas de São Paulo:

Exemplo da persona:
João Oliveira (nome simbólico)
32 anos
Casado
Advogado
Joga tênis e gosta de carros de luxo importados
Usa os produtos diariamente no trabalho, procura conforto e discrição.

• Públicos-alvo
Segmente faixas de público para encontrar as personas. Utilize o planejador de público do Facebook, assim já deixará esta parte pronta e terá o número de pessoas que ser quer atingir.

Exemplo:
Público 1 – Homens advogados
Homens de 28 a 45 anos, morando em São Paulo e região, que sigam marcas de tênis, BMW e Audi, com formação em direito.
Total: 16 mil pessoas

Público 2 – Esposas de advogados
Mulheres de 26 a 40 anos, morando em São Paulo e região, casadas, interesse em marcas e lojas de roupas masculinas.
Total: 90 mil pessoas

Mas como assim, mulheres? Sim, estamos tentando chegar nas esposas que presenteiam os maridos com gravatas.

4. Campanhas de marketing digital

Analisando o objetivo, mídias e públicos, idealizam-se as campanhas que serão trabalhadas. Selecionamos algumas:

  • Facebook anúncio de modelos de gravata em destaque
  • Conteúdo sobre nó de gravatas
  • AdWords pesquisa pelas palavras chaves
  • AdWords display – remarketing para quem visitou algumas páginas

5. Orçamento das campanhas de marketing digital

Por fim, temos que distribuir a verba pelas mídias e públicos selecionados. O ideal seria um orçamento que permitisse alcançar todas as pessoas interessadas, mas isso é difícil no mundo real. As empresas têm suas limitações, e usam as armas que possuem.

Supondo um orçamento de R$ 4.000,00 para um mês de campanha, a estratégia poderia ir por esse caminho abaixo:

Utilizar o planejador de palavras-chaves do Google AdWords, mas provavelmente daria um orçamento maior que o valor total. Neste caso, nossa recomendação seria ao menos 60% do investimento para os anúncios do Google, pois estamos falando de produtos tradicionais com alto volume de procura.

Google AdWords – Pesquisa: 60%, ou seja, R$ 2.400

No Facebook, para alcançar 40.000 pessoas, são necessários cerca (média) de R$ 1.000, ou seja, R$ 0,025,00 para cada pessoa.  Então a conta seria:

• Público 1 – Homens advogados
Vamos tentar alcançar 25%, é um número suficiente, acima disto o custo aumenta muito.
16 mil pessoas * 25% * R$ 0,025 = R$ 100,00

• Público 2 – Esposas de advogados
Alcançar 10%, pois se trata de um público menos qualificado para esse objetivo, já que não há certeza de que elas são realmente esposas do advogados, . Assim, a segmentação feita é uma aproximação.
90 mil pessoas * 10% * R$ 0,025= R$ 225,00

Campanha de anúncios no Facebook (imagens de produtos em destaque): R$ 325,00

Campanha de post blog no Facebook (anunciar o conteúdo sobre como fazer o nó da gravata): R$ 325,00

O saldo poderia ser utilizado em campanhas de display para remarketing (quem passou pelo site).

Resumo do Orçamento da campanha digital

  • R$ 325,00 – Facebook anúncio de modelos de gravata em destaque
  • R$ 325,00 – Conteúdo sobre nó de gravatas
  • R$ 2.400,00 – AdWords pesquisa pelas palavras chaves
  • R$ 950,00 – AdWords display – remarketing para quem visitou algumas páginas

TOTAL: R$ 4.000,00

E depois?

Com a campanha em operação, é importante monitorar indicadores e redistribuir a verba para otimizar as conversões.

O sucesso da sua campanha vai depender ainda da qualidade das imagens criadas, da inteligência utilizada na segmentação de público no Facebook e no Google, e claro, do valor agregado dos seus produtos e do atendimento da sua empresa.

A experiência ajuda muito neste processo, conte com a eSauce: Agência de Marketing Digital para a gestão profissional de marketing digital da sua empresa.

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Alan Koerbel
Escrito por Alan Koerbel
Alan Koerbel é sócio-fundador e diretor da eSauce, agência digital especialista em aumentar vendas com plataformas e campanhas online. Com 25 anos de experiência em tecnologia e 11 em marketing digital, exerceu carreira técnica e executiva em grandes empresas de software de gestão. Fundou a Conceito W em 2007, empresa que em 4 anos tornou-se líder de mercado, com apoio decisivo do Marketing Digital, e em 2011 foi adquirida por uma multinacional. Foi diretor de tecnologia na Thomson Reuters, empresa com 60 mil colaboradores em 100 países. Perfil completo no linkedin: https://www.linkedin.com/in/alankoerbel
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