Como planejar orçamento para campanhas de marketing digital

O marketing digital é a principal estratégia de comunicação da atualidade, e as principais vantagens são o custo-benefício e a capacidade de identificar e corrigir desvios rapidamente. Mas existe um detalhe importante: investir em mídias patrocinadas é pré-requisito para campanhas de sucesso.
Além disso, todos os seus esforços devem convergir para a meta de superar concorrentes, assim como para planejar produtos e melhorar o atendimento.
Após 5 mil campanhas realizadas em 7 anos de agência digital, nós da eSauce criamos uma metodologia própria para elaboração de campanhas digitais. Preenchemos diversos templates até chegarmos ao planejamento ideal.
Neste post abordaremos o planejamento com ênfase a divisão do orçamento na sua estratégia digital. Siga os passos abaixo e adapte para sua realidade, e faça a distribuição do orçamento das suas campanhas da melhor forma.
Escreva e revise até que a estratégia digital esteja sólida:
Liste as mídias e formatos de publicações para a divulgação da campanha:
Quais as personas e públicos-alvo da campanha?
• Personas
Selecione ou crie uma ou duas personas que simbolizem os públicos-alvos. Qual a idade, gênero, ocupação, formação, interesses e objetivos com seus produtos.
Suponha que as campanhas são para uma loja de roupas sociais masculinas de São Paulo:
Exemplo da persona:
João Oliveira (nome simbólico)
32 anos
Casado
Advogado
Joga tênis e gosta de carros de luxo importados
Usa os produtos diariamente no trabalho, procura conforto e discrição.
• Públicos-alvo
Segmente faixas de público para encontrar as personas. Utilize o planejador de público do Facebook, assim já deixará esta parte pronta e terá o número de pessoas que ser quer atingir.
Exemplo:
Público 1 – Homens advogados
Homens de 28 a 45 anos, morando em São Paulo e região, que sigam marcas de tênis, BMW e Audi, com formação em direito.
Total: 16 mil pessoas
Público 2 – Esposas de advogados
Mulheres de 26 a 40 anos, morando em São Paulo e região, casadas, interesse em marcas e lojas de roupas masculinas.
Total: 90 mil pessoas
Mas como assim, mulheres? Sim, estamos tentando chegar nas esposas que presenteiam os maridos com gravatas.
Analisando o objetivo, mídias e públicos, idealizam-se as campanhas que serão trabalhadas. Selecionamos algumas:
Por fim, temos que distribuir a verba pelas mídias e públicos selecionados. O ideal seria um orçamento que permitisse alcançar todas as pessoas interessadas, mas isso é difícil no mundo real. As empresas têm suas limitações, e usam as armas que possuem.
Supondo um orçamento de R$ 4.000,00 para um mês de campanha, a estratégia poderia ir por esse caminho abaixo:
Utilizar o planejador de palavras-chaves do Google AdWords, mas provavelmente daria um orçamento maior que o valor total. Neste caso, nossa recomendação seria ao menos 60% do investimento para os anúncios do Google, pois estamos falando de produtos tradicionais com alto volume de procura.
Google AdWords – Pesquisa: 60%, ou seja, R$ 2.400
No Facebook, para alcançar 40.000 pessoas, são necessários cerca (média) de R$ 1.000, ou seja, R$ 0,025,00 para cada pessoa. Então a conta seria:
• Público 1 – Homens advogados
Vamos tentar alcançar 25%, é um número suficiente, acima disto o custo aumenta muito.
16 mil pessoas * 25% * R$ 0,025 = R$ 100,00
• Público 2 – Esposas de advogados
Alcançar 10%, pois se trata de um público menos qualificado para esse objetivo, já que não há certeza de que elas são realmente esposas do advogados, . Assim, a segmentação feita é uma aproximação.
90 mil pessoas * 10% * R$ 0,025= R$ 225,00
Campanha de anúncios no Facebook (imagens de produtos em destaque): R$ 325,00
Campanha de post blog no Facebook (anunciar o conteúdo sobre como fazer o nó da gravata): R$ 325,00
O saldo poderia ser utilizado em campanhas de display para remarketing (quem passou pelo site).
TOTAL: R$ 4.000,00
E depois?
Com a campanha em operação, é importante monitorar indicadores e redistribuir a verba para otimizar as conversões.
O sucesso da sua campanha vai depender ainda da qualidade das imagens criadas, da inteligência utilizada na segmentação de público no Facebook e no Google, e claro, do valor agregado dos seus produtos e do atendimento da sua empresa.
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