Marketing digital para médicos e clínicas: da estratégia à prática

Quem precisa de um serviço na área da saúde recorre a internet ou a indicação de um conhecido. Para ter uma boa presença no mundo digital e aproveitar as oportunidades é necessário investir no marketing digital. Como superar a concorrência?
Com 25 anos de experiência em tecnologia e 11 anos em marketing digital, aprendi alguns segredos importantes para o sucesso do marketing digital na área da saúde. Estes são os passos do sucesso:
Vamos iniciar esta jornada no marketing digital. Entenda onde você ou sua empresa está, e como avançar.
O site é o destino final de qualquer campanha, seja uma busca no Google, uma publicação em uma rede social ou até mesmo uma indicação de um amigo. É o site que vai receber seu futuro cliente e tem a missão de encantar, para gerar a conversão (consulta, exame, procedimento). Conquistar um bom ranqueamento no Google também depende da qualidade do website.
Quem pesquisa algo no Google está próximo ao momento de compra. Estima-se que mais de 70% dos negócios atualmente iniciem com uma busca no Google. Então todos querem estar lá, mas isto gera um ambiente de concorrência acirrada. Quem iniciou primeiro já tem uma grande vantagem, mas é possível vencer os líderes, tendo persistência. Siga estes passos:
O marketing de conteúdo consiste em repassar parte do seu conhecimento através de um blog. Não se trata de passar a solução, mas orientar. Por exemplo, um dermatologista pode escrever sobre os principais tipos de manchas na pele. Alguém com manchas pode buscar no Google ou receber uma publicação no Facebook, e então compreender qual o caminho a seguir, que normalmente será uma consulta. Na área da saúde esta é a forma mais efetiva de repassar conhecimento e se tornar relevante no mundo online.
É necessário investir algum tempo para transportar um conhecimento amplo em um texto que desperte o interesse. Com o tempo isto se torna rápido, basta ter profissionais capacitados no marketing digital para pegar seu artigo e transportar para a internet: revisar o texto, publicar profissionalmente, revisar para o Google (SEO), postar nas redes sociais e disparar uma newsletter.
Dentro de uma especialidade na área da saúde, existem diversas áreas de interesses ou até mesmo pacotes de serviços que podem ser oferecidos. A medida que seu marketing digital se torna mais profissional, existe um volume enorme de dados para entender o que gera maior interesse. Com o auxílio de analistas de marketing digital, descubra onde estão as maiores oportunidades no momento. Isto pode gerar produtos com maior demanda e margem.
Se você trabalha em uma clínica ou hospital com mais profissionais, estimule todos a participarem do marketing de conteúdo, e também da criação de serviços com maior interesse. Um visitante que chega para ler sobre um determinado assunto pode se interessar por outro. Além disso, o site e blog ganham maior força perante o Google. Outra vantagem é que as campanhas patrocinadas podem ser direcionadas para o remarketing, ou seja, por quem já passou pelo site, com a tendência de atingir um público mais qualificado por um investimento menor.
Não basta apenas esperar o tráfego orgânico, ou seja, as buscas gratuitas do Google. É necessário anunciar, patrocinar campanhas no Google Ads e Facebook / Instagram Ads. Alcance seu público e atraí-lo para conhecer mais sobre sua empresa ou seus posts.
O marketing digital profissional exige diversas ações em conjunto. Estas são as principais ações para decolar sua estratégia digital.
Importante: na área da saúde deve-se cuidar com a “propaganda” que pode ser ilegal. Conheça as regras no site do CFM (Conselho Federal de Medicina). Por isto prefira “informar” do que “incentivar” a contratação de serviços.
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Acabou a era da tentativa e erro no marketing digital.
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