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Marketing digital para médicos e clínicas: da estratégia à prática

Alan KoerbelDestaque, Gerar Contatos e Orçamento29/09/2017
Marketing digital para médicos e clínicas: da estratégia à prática

Quem precisa de um serviço na área da saúde recorre a internet ou a indicação de um conhecido. Para ter uma boa presença no mundo digital e aproveitar as oportunidades é necessário investir no marketing digital. Como superar a concorrência?

Com 25 anos de experiência em tecnologia e 11 anos em marketing digital, aprendi alguns segredos importantes para o sucesso do marketing digital na área da saúde. Estes são os passos do sucesso:

  • Seu site será sempre seu maior ativo. Comece por ele.
  • Uma boa colocação no Google é fundamental, mas como?
  • Mostre seu conhecimento: e isto exige dedicação.
  • Use as informações e resultados para guiar seu portfólio.
  • Engaje os profissionais da sua clínica: um ajuda o outro.
  • Por fim, seu marketing digital está usando estes canais?

Vamos iniciar esta jornada no marketing digital. Entenda onde você ou sua empresa está, e como avançar.

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Seu site será sempre seu maior ativo. Comece por ele.

O site é o destino final de qualquer campanha, seja uma busca no Google, uma publicação em uma rede social ou até mesmo uma indicação de um amigo. É o site que vai receber seu futuro cliente e tem a missão de encantar, para gerar a conversão (consulta, exame, procedimento). Conquistar um bom ranqueamento no Google também depende da qualidade do website.

Uma boa colocação no Google é fundamental, mas como?

Quem pesquisa algo no Google está próximo ao momento de compra. Estima-se que mais de 70% dos negócios atualmente iniciem com uma busca no Google. Então todos querem estar lá, mas isto gera um ambiente de concorrência acirrada. Quem iniciou primeiro já tem uma grande vantagem, mas é possível vencer os líderes, tendo persistência.  Siga estes passos:

  • Planeje as palavras chaves que deseja alcançar
  • Aplique estes termos nos locais corretos do site
  • Seu site deve estar tecnicamente preparado para o Google
  • Escreva conteúdo original, atualize com frequência.
  • Estimule o tráfego com redes sociais com publicações patrocinadas, Google Adwords (patrocinado), e-mail marketing e outros canais.
  • Seja persistente neste investimento, e tenha profissionais para se dedicar a todo este trabalho.

Mostre seu conhecimento: isto exige dedicação.

O marketing de conteúdo consiste em repassar parte do seu conhecimento através de um blog. Não se trata de passar a solução, mas orientar. Por exemplo, um dermatologista pode escrever sobre os principais tipos de manchas na pele. Alguém com manchas pode buscar no Google ou receber uma publicação no Facebook, e então compreender qual o caminho a seguir, que normalmente será uma consulta. Na área da saúde esta é a forma mais efetiva de repassar conhecimento e se tornar relevante no mundo online.

É necessário investir algum tempo para transportar um conhecimento amplo em um texto que desperte o interesse. Com o tempo isto se torna rápido, basta ter profissionais capacitados no marketing digital para pegar seu artigo e transportar para a internet: revisar o texto, publicar profissionalmente, revisar para o Google (SEO), postar nas redes sociais e disparar uma newsletter.

Use as informações e resultados para guiar seu portfólio.

Dentro de uma especialidade na área da saúde, existem diversas áreas de interesses ou até mesmo pacotes de serviços que podem ser oferecidos. A medida que seu marketing digital se torna mais profissional, existe um volume enorme de dados para entender o que gera maior interesse. Com o auxílio de analistas de marketing digital, descubra onde estão as maiores oportunidades no momento. Isto pode gerar produtos com maior demanda e margem.

Engaje os profissionais da sua clínica: um ajuda o outro.

Se você trabalha em uma clínica ou hospital com mais profissionais, estimule todos a participarem do marketing de conteúdo, e também da criação de serviços com maior interesse. Um visitante que chega para ler sobre um determinado assunto pode se interessar por outro. Além disso, o site e blog ganham maior força perante o Google. Outra vantagem é que as campanhas patrocinadas podem ser direcionadas para o remarketing, ou seja, por quem já passou pelo site, com a tendência de atingir um público mais qualificado por um investimento menor.

Alcance seu público

Não basta apenas esperar o tráfego orgânico, ou seja, as buscas gratuitas do Google. É necessário anunciar, patrocinar campanhas no Google Ads e Facebook / Instagram Ads. Alcance seu público e atraí-lo para conhecer mais sobre sua empresa ou seus posts.

Seu marketing digital está usando estes canais?

O marketing digital profissional exige diversas ações em conjunto. Estas são as principais ações para decolar sua estratégia digital.

  • Website profissional
  • Blog profissional
  • Marketing de conteúdo
  • Redes sociais, principalmente Facebook
  • Utilizar o Facebook Ads, patrocionado
  • Investir em SEO (Search engine Optimization), ou seja, técnicas para seu site e blog indexarem no Google
  • Google Adwords Patrocinado

Importante: na área da saúde deve-se cuidar com a “propaganda” que pode ser ilegal. Conheça as regras no site do CFM (Conselho Federal de Medicina). Por isto prefira “informar” do que “incentivar” a contratação de serviços.

Agência de Marketing Digital Profissional

Somos uma agência digital especialista em aumentar vendas. Nossa equipe é formada por profissionais experientes em marketing, publicidade e tecnologia.

Temos mais de 10 anos de experiência e 500 clientes atendidos. Sabemos o caminho para conquistar resultados reais no marketing online. Para cada segmento e perfil de empresa há um plano ideal. Não perca tempo com estratégias erradas e tentativa e erro.

Nossos principais serviços são campanhas de marketing digital, como gestão de Facebook Ads, Instagram Ads e Google Patrocinado. Além disso, criamos sites e blogs profissionais para valorizar marcas e gerar negócios.

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Escrito por Alan Koerbel
Alan Koerbel é sócio-fundador e diretor da eSauce, agência digital especialista em aumentar vendas com plataformas e campanhas online. Com 25 anos de experiência em tecnologia e 11 em marketing digital, exerceu carreira técnica e executiva em grandes empresas de software de gestão. Fundou a Conceito W em 2007, empresa que em 4 anos tornou-se líder de mercado, com apoio decisivo do Marketing Digital, e em 2011 foi adquirida por uma multinacional. Foi diretor de tecnologia na Thomson Reuters, empresa com 60 mil colaboradores em 100 países. Perfil completo no linkedin: https://www.linkedin.com/in/alankoerbel
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