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Marketing Digital – Seleção de Público para Facebook Ads

Bruno MoreiraAmpliar vendas varejo físico, Aumentar vendas de e-commerce, Expandir franquias ou canais de vendas, Gerar Contatos e Orçamento04/06/2014
Marketing Digital Selecionar Público Facebook

Com a queda vertiginosa do alcance orgânico de seus posts no Facebook (a maior parte das empresas tem alcançado entre 3 e 6% de seus fãs), a criação de anúncios no Facebook é importante para sua estratégia de marketing digital, mantendo contato com as pessoas que importam para você, ou seja, atuais e futuros clientes.

Ao fazer um anúncio no Facebook, você tem diversas opções de tipos de anúncio, dependendo de seu objetivo (no E-Book que você pode baixar gratuitamente AQUI você aprende a diferenciar os tipos de anúncios).

Ao selecionar seu objetivo e iniciar a criação de um anúncio, um dos pontos mais importantes é selecionar o público que o visualizará. Esta etapa é primordial para o sucesso de seu anúncio, pois ao limitar seu público e direcionar para um grupo que possa ter mais afinidades com seu produto ou serviço, você aumenta a possibilidade de conversão.

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O número de curtidas é um indicador que vem perdendo importância com os profissionais de marketing digital e com as empresas que utilizam o Facebook, pois é melhor ter 10.000 seguidores qualificados do que 50.000 que nunca compraram ou nunca comprarão de sua marca.

Dividirei esse assunto em dois posts. Neste primeiro post, tratarei das seleções básicas que você pode usar para limitar seu público. No próximo post, mostrarei os detalhes da criação de públicos personalizados e semelhantes.

Durante a criação de seu anúncio no Gerenciador de Anúncios, você verá os campos mostrados abaixo para selecionar o público:

Marketing digital- públicos facebook

Deixaremos o campo “Públicos Personalizados” para o próximo post, segue o detalhamento dos demais campos:

– Locais

Se você tiver um serviço regionalizado, informe aqui o nome das cidades que você atende. Você pode informar várias cidades e também estados para atingir o público que você deseja.
Mesmo que você tenha um produto de abrangência nacional, realize testes para direcionamento regionalizado. Assim, você entenderá melhor o comportamento de seu público.

– Idade

Selecione a idade mínima e idade máxima das pessoas que verão seus posts. Caso seu produto tenha como público-alvo somente adultos acima de 21 anos, por exemplo, faça esta alteração para aproveitar melhor seu investimento.

– Gênero

Selecione “Todos”, “Homens” ou “Mulheres”

– Idioma

Sugiro deixar em branco, a não ser que você esteja buscando atingir, por exemplo, norte-americanos que vivem no Brasil. Neste caso, informe Inglês.

– Mais dados demográficos

O Facebook permite selecionar várias outras informações para limitar seu público: Status de Relacionamento, Formação Educacional, Ocupação, Afinidade étnica, Geração, País, Acontecimentos.
Somente utilize estas opções se seu produto ou serviço tiver algum detalhe muito específico. O próximo item que mostrarei é muito mais efetivo para seleção.

– Interesses

Um dos pontos que mais utilizo quando crio anúncios no Facebook. Além de permitir a segmentação por áreas, como por exemplo, Marketing Digital, este campo permite que você mostre seus anúncios para as pessoas que curtem as páginas de seus concorrentes ou empresas que atendam seu público-alvo.
Isso mesmo, o Facebook permite a você montar uma estratégia de marketing digital focada no público que já curtiu empresas do seu segmento. Então se você possui uma loja de roupa feminina online, pode informar por exemplo, páginas de lojas que vendem produtos semelhantes a você.

– Comportamentos

Somente disponível para públicos nos EUA e raramente utilizado por profissionais de marketing digital de lá. Basicamente o Facebook faz uma análise de comportamentos das pessoas (ex: mudou recentemente, casou recentemente, etc).

– Conexões

Aqui, você seleciona as conexões do público que você quer atingir. Vamos dizer que você tem uma promoção para que já havia curtido sua página. Neste caso, você pode limitar a “Apenas pessoas conectadas a sua empresa”. Caso você tenha uma promoção para novos seguidores, selecione “Apenas pessoas não conectadas a sua empresa”.
Ou você pode utilizar o direcionamento de conexão avançado, incluindo ou excluindo pessoas conectadas a certas páginas.

Marketing Digital – Conclusão

Utilize este recurso que o Facebook lhe oferece para maximizar a efetividade de sua estratégia de marketing digital. Quanto mais específico for seu direcionamento de público, tomando cuidado para não limitar demais o número de pessoas atingidas, mais você pode usar a plataforma com o objetivo de atrair, encantar e converter clientes.

Você quer saber mais? Baixe aqui um e-book gratuito com as estratégias necessárias para atrair, encantar e converter clientes.

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Bruno Moreira
Escrito por Bruno Moreira
Com mais de 10 anos de experiência em comunicação e marketing, Bruno Moreira é publicitário, especialista em marketing digital e sócio-fundador da eSauce. Já trabalhou na criação de agências de publicidade, analista de marketing em empresas de vários setores e hoje empreende por vocação.
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