eSauce - Marketing Digital
menu Categorias
  • Gerar Contatos e Orçamento
  • Aumentar vendas e-commerce
  • Ampliar vendas varejo físico
  • Expandir franquias ou canais
  • Preciso da ajuda de uma agência digital
  • Contato
Preciso da ajuda de uma agência digital

Quais e-commerces ainda têm chances de sucesso e quais já eram

Alan KoerbelAumentar vendas de e-commerce, Destaque15/12/2017

Lançar uma loja online parece “a coisa mais linda do mundo” na teoria: uma loja sem locar um espaço físico caro, equipe menor e margem de lucros que garantem o sucesso. Mas na prática não é bem assim.

A verdade é que o mercado é mais amplo do que ter dezenas de lojas físicas, porém a concorrência é ainda maior. Não exige espaço físico comercial, mas precisa investimento em plataformas de e-commerce, além de estoque e local para armazenamento e remessa dos pedidos.

Então, ainda vale a pena iniciar no e-commerce? Depende do perfil do seu negócio.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Vamos analisar cada um dos segmentos para avaliar as chances de sucesso.

Indústria ou distribuidor com marca própria – com ou sem ponto de venda próprio

Sim, é viável. Quais os benefícios?

  • Entender o comportamento do consumir;
  • Lançar novos produtos como teste, antes de expandir a produção;
  • Atender a locais onde as revendas não têm alcance;
  • Atender as demandas de produtos e lançamentos que ainda não estão nos pontos de venda; e
  • O e-commerce será um novo canal de venda, somando à sua rede de revendas físicas ou online.

“Ah, mas ainda estou em dúvida se devo seguir este caminho”. Quais as marcas que lhe inspiram? Aposto que a maioria já tem loja online própria.

Um exemplo é a Avell, fabricante de notebooks de Alto Desempenho para Gamers e Profissionais, cliente da Agência eSauce. A maior parte da sua receita vem das vendas online em loja própria, apesar de ter 3 lojas físicas e presença em alguns marketplaces. O segredo é o produto com uma marca forte, própria, construída através da qualidade reconhecida dos seus produtos. As campanhas de marketing digital são fortes e garantem centenas de milhares de visitantes todos os meses.

Grandes lojistas de qualquer segmento

Sim, é vital. Ainda não entrou? Então corra, pois construir suas competências internas e reputação no marketing digital podem não ser tão simples quanto imagina.

Mesmo que seu produto precise estar em pontos físicos, ao alcance imediato do público, como uma rede de farmácias, por exemplo, o público está cada vez mais acostumado a consultar preços e informações no site, antes de comprar.

Digitar “onde encontrar produto xxx” também é um hábito muito comum. Estatísticas indicam que mais de 80% dos negócios passam pelo mundo digital, pesquisando locais e informações antes de ir à loja física. Até mesmo dentro das lojas os consumidores procuram informações, no próprio site ou em concorrentes.

Conecte sua loja online aos marketplaces e passe a vender nas maiores lojas onlines do país, como Mercado Livre, Americanas, Submarino, Walmart, Amazon, Ponto Frio, Casas Bahia, NetShoes, Extra, Shoptime, entre outros. Assim seus possíveis concorrentes passam a ser seus aliados.

Pequenos e médios lojistas multimarcas – moda ou eletrônicos

Não é viável, seus concorrentes são muito fortes. Se sua empresa vende marcas famosas no mercado, seus milhares de concorrentes já cobriram o mercado online. Qual é seu diferencial no mundo online? Preço, local, marca, portfólio? Se comparar seu negócio com os grandes concorrentes, e não tiver nenhum destes diferenciais, é melhor desistir. Já passou a onda que criou os potenciais que hoje revendem os mesmos produtos que você.

O que fazer neste caso? É uma tendência que as lojas físicas estão em processo de encolhimento. Sobreviverão as que conseguem atender o mercado físico com algum diferencial local, principalmente serviço agregado ao conhecimento técnico.

Na eSauce já tivemos clientes querendo entrar nestas condições, e nossa triste missão foi mostrar que era inviável na condição atual, e lhes ajudar a encontrar alternativas de agregar serviço.

Pequenos e médios lojistas multimarcas – produtos pouco explorados e de nicho

Sim, é viável. É cada vez mais raro encontrar um setor pouco explorado, mas ainda há espaço para produtos com muita rotatividade e que exijam experiência na escolha e vendas mais técnicas.

Um exemplo é a Maximus Tecidos, cliente da Agência eSauce . É a maior loja de tecidos online do Brasil. Seu diferencial está no conhecimento elevado dos gestores no mundo da moda, e dos tecidos, é claro. Além de escolherem o mix certo de produto, investem pesado para levar conhecimento de verdade para seu público-alvo principal, as costureiras. Atendimento especializado com dicas, desenhos de vestidos gratuitos e até amostras enviadas pela internet. O conjunto destas ações gerou uma relação de confiança e fidelidade com os clientes.

Outro exemplo é a Lohas Store, a maior loja online de cosméticos orgânicos, veganos e ecológicos, também cliente da Agência eSauce . Profundo conhecimento em produtos que reúnem as melhores marcas em um único local, com um atendimento pronto para ajudar de verdade seus clientes a escolherem os produtos ideais.

Estes são dois exemplos que já são difíceis de serem superados. Na liderança, ambos ganham força para barrar a entrada de outros lojistas, pois dominam boa parte das buscas, possuem uma base de clientes, e contam com ativos digitais e experiência de mais de 4 anos no mundo online.

Prestadores de serviço

Sim, é viável e uma tendência. Oferecer serviços ou produtos customizados online é um mercado ainda aberto. O público busca facilidade na compra, além de analisar comentários e avaliações dos prestadores de serviço na loja online.

E há novos negócios surgindo a todo momento nesta área, onde o serviço final pode ser prestado inclusive por outras empresas. Veja o exemplo do Meu Bistrô, site de reserva online de Home Chefs, cliente da Agência eSauce.

Conclusão

Se os seus concorrentes são os gigantes do e-commerce e você vende os mesmos produtos, meu conselho é simples: desista ou encontre formas de agregar serviços especialistas, com instalação e customização.

Se sua empresa se encaixa em um dos pontos viáveis destacados acima, é importante se apressar.

Ao entrar, procure aprender como funciona o marketing digital, e conte com a ajuda de especialistas. Escolher o caminho errado (e é o mais fácil) vai custar tempo e recursos, que podem lhe levar a um fracasso irrecuperável. Não há tempo a perder na velocidade em que o mercado se transforma.

Tenha consciência de que será um novo caminho, o que exigirá INVESTIMENTO e APRENDIZADO. Os projetos de e-commerce devem ser analisados como um novo negócio, com investimento para 1 ou 2 anos, até alcançar o ponto de equilíbrio. Entre para ganhar!

E se sua empresa já tem loja online e não vende, é preciso investir corretamente no marketing digital, afinal, este é o segredo do mundo online.

Plataforma para Gestão de marketing digital

O eKyte guia equipes para planejar, produzir e otimizar campanhas digitais.  Melhore a produtividade da equipe e aumente o resultado das campanhas online.

Acabou a era da tentativa e erro no marketing digital.

Conheça o eKyte >.

Assine nossa Newsletter!

Marketing Digital para empresário, gestores e CMOs.

Posts Relacionados

Erros marketing digital levam fracasso

Quais são os erros comuns no marketing digital que levam ao fracasso

20/05/2020Alan Koerbel

Quanto tempo as ações de marketing digital levam para dar retorno

09/08/2019Alan Koerbel
como melhorar meu marketing digital

Meu marketing digital é um lixo. O que está errado e como melhorar?

27/03/2018Alan Koerbel
Alan Koerbel
Escrito por Alan Koerbel
Alan Koerbel é sócio-fundador e diretor da eSauce, agência digital especialista em aumentar vendas com plataformas e campanhas online. Com 25 anos de experiência em tecnologia e 11 em marketing digital, exerceu carreira técnica e executiva em grandes empresas de software de gestão. Fundou a Conceito W em 2007, empresa que em 4 anos tornou-se líder de mercado, com apoio decisivo do Marketing Digital, e em 2011 foi adquirida por uma multinacional. Foi diretor de tecnologia na Thomson Reuters, empresa com 60 mil colaboradores em 100 países. Perfil completo no linkedin: https://www.linkedin.com/in/alankoerbel
Leia mais
CARREGAR COMENTÁRIOS
Esauce Marketing & Tecnologia
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Slideshare
  • Ampliar vendas varejo físico
  • Aumentar vendas de e-commerce
  • Expandir franquias ou canais de vendas
  • Gerar Contatos e Orçamento
  • Podcast De Cabeça

A eSauce

  • Quem Somos
  • Soluções
  • Trabalhos
  • Clientes

Aumente suas vendas

  • Gerar contatos e orçamento
  • Aumentar vendas no e-commerce
  • Ampliar vendas no varejo físico
  • Expandir franquias ou canais de venda
  • Criação de Site Profissional
  • Campanha Rápida de Marketing Digital
  • Todos os serviços

Fale Conosco

eSauce Marketing Digital
São Paulo, SP | Joinville, SC | Brasil

Contato

Trabalhe Conosco

Assine a Newsletter


Blog eSauce
Marketing Digital
Podcast
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Slideshare
eSauce 2021. Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies para aprimorar o funcionamento do site e personalizar conteúdos e anúncios. Ao utilizar nosso site você nos autoriza a coletar e utilizar estas informações para estas finalidades.