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Quais são os erros comuns no marketing digital que levam ao fracasso

Alan KoerbelAmpliar vendas varejo físico, Aumentar vendas de e-commerce, Expandir franquias ou canais de vendas, Gerar Contatos e Orçamento20/05/2020
Erros marketing digital levam fracasso

O marketing digital ainda é novo, por isso há poucos profissionais qualificados para definir estratégias de sucesso. O erro agora pode custar seu negócio, pois as apostas deste novo mercado estão cada vez mais voltados ao mundo online.

Apesar das oportunidades migrarem para o marketing digital, a concorrência também cresce na mesma proporção. As estratégias de médio e longo prazo são importantes, porém poucos podem aguardá-las. Quem já investe corretamente há tempo está com maturidade digital avançada, e deve lutar para manter a liderança. Quem ficou pra trás precisa correr, e só tem uma chance para acertar.

Mas o mercado de especialistas em marketing digital ainda não está preparado para atender esta demanda. O marketing online é ciência nova, em constante evolução e com poucas opções de formação. Quem sabe aprendeu na prática, sendo que poucos tiveram esta oportunidade.

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Por outro lado, quem contrata tem dificuldade para avaliar se o que está sendo proposto é o ideal, e não pensa duas vezes antes de fechar a proposta de R$ 500 ao invés da de R$ 5.000. Este erro antes levava a empresa a patinar e não aproveitar o marketing digital, mas agora pode colocar a empresa fora do mercado.

Vou listar os principais erros do marketing digital. Comecei no marketing digital em 2008, e a partir de 2014 já tinha experiência suficiente para falar de estratégia, onde já escrevi alguns artigos que venho apenas reforçando ao longo destes anos.

Os principais erros do marketing digital

Apostar no alcance orgânico

Nos primórdios do marketing digital em 2008 bastava um pouco de estudo e força de vontade para decolar nas buscas orgânicas do Google. Em 2013, o Facebook funcionava para as poucas empresas que arriscavam no digital, apenas com publicações orgânicas. De qualquer forma, mesmo naquele tempo, as campanhas pagas já “separavam as crianças dos adultos”.

Só que desde 2014 parou de fazer sentido usar apenas o orgânico nas redes sociais. Apesar disso, ainda vejo muitas estratégias baseadas em posts orgânicos.

Engajamento orgânico no Google continua tendo valor, mas deve ser parte da estratégia. Já nas redes sociais praticamente não faz mais sentido, salve as raras exceções dos influenciadores digitais líderes de mercado.

É pré-requisito orçamento para Google Ads e Facebook Ads. Quando maior seu público e sua área de atuação, maior orçamento necessário. A concorrência também impacta diretamente nos seus custos de mídia.

Quanto investir? Para fazer sentido o investimento total em marketing digital, sugiro iniciar com no mínimo algo parecido com que gasta em serviço. A medida que os resultados aparecem e o marketing está otimizado, os investimentos podem aumentar.

Esta ferramenta pode ajudar a simular o orçamento: Planejador de Campanhas de Marketing Digital

Investir mais na criação do que na performance

Não adianta fazer o melhor conteúdo ou anúncio se não entregar ao público alvo.

É necessário um equilíbrio. Criar é caro, demorado e subjetivo. O que é “bonito” para alguém, pode ser feio para o outro.

É importante iniciar e deixar que seu público defina o que funciona melhor.

Através de estatísticas e de inteligência artificial é possível determinar o que funciona melhor depois que as campanhas estão em execução.

Siga o manual da marca. Passe uma mensagem sincera e objetiva. Respeite as especificações técnicas das mídias patrocinadas.

Criação pronta, agora vamos ao que interessa mesmo: segmentação de público, rastreamento e medição de conversões e rateio do orçamento entre as mídias.

Pensar apenas resultados rápidos

Colher resultados rápidos é importante e possível. Mas há limites. Por melhor que seja a estratégia, alguns fatores dependem de tempo. A inteligência é fazer com que as ações hoje se potencializem a médio e longo prazo.

A experiência ajuda a determinar os melhores públicos e mídias. Ao colocar em prática, deve-se sempre otimizar e melhorar.

Para engajar um público até a conversão, é preciso insistir e esperar o momento de compra.

No momento que estamos vivendo, da necessidade imediata, é possível reduzir algumas ações de longo prazo e dar preferência para outras mais rápidas. Por exemplo, desacelere (não pare) o marketing de conteúdo e aumento as campanhas de conversão. Colha o que for possível hoje, mas deixe a semente crescendo para os resultados sólidos que não podem ser acelerados.

Se preocupar com quantidade de publicações

Um único anúncio pode trazer resultados por muito tempo.Tenho casos de anúncios rodando há anos, pois o público é grande, ainda não foi totalmente impactado, e os anúncios são muito eficazes.

Quanto mais anúncios, menor é o alcance, pois será necessário dividir o orçamento entre eles.

Temos que ter um equilíbrio entre pessoas alcançadas e números de vezes que serão impactados.

A cada mês crie novas publicações e mantenhas as melhores dos períodos anteriores.

Há métricas disponíveis para entender a saturação de um anúncio, e seu desempenho.

Para uma cenário padrão, 2 posts publicitários e 2 conteúdos por mês já representam um bom volume para se trabalhar. Lembre-se quanto custa criar, e quanta atenção ela retira dos especialistas que podiam estar se dedicando a performance das campanhas.

Conclusão

Para resumir as lições que aprendi na prática e compartilho neste artigo:

=> Há poucos profissionais qualificados no mercado.

=> Investir em mídia é tão importante ou mais do que a qualidade da criação

=> Equilibre as ações de resultado imediato com as de longo prazo

Enfim, a estratégia de marketing digital e como reagir aos resultados é o que definirá os vencedores.

O amadorismo vai sacrificar a última esperança de muitas empresas.

Não há mais espaço para tentativa e erro!

Saúde. Colaboração. Aprendizado.

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Como fazer um Plano de Campanhas de marketing digital

Como Escolher as Mídias para campanhas de marketing digital

Plataforma para Gestão de marketing digital

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Acabou a era da tentativa e erro no marketing digital.

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Escrito por Alan Koerbel
Alan Koerbel é sócio-fundador e diretor da eSauce, agência digital especialista em aumentar vendas com plataformas e campanhas online. Com 25 anos de experiência em tecnologia e 11 em marketing digital, exerceu carreira técnica e executiva em grandes empresas de software de gestão. Fundou a Conceito W em 2007, empresa que em 4 anos tornou-se líder de mercado, com apoio decisivo do Marketing Digital, e em 2011 foi adquirida por uma multinacional. Foi diretor de tecnologia na Thomson Reuters, empresa com 60 mil colaboradores em 100 países. Perfil completo no linkedin: https://www.linkedin.com/in/alankoerbel
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