Qual a diferença entre site responsivo, site mobile (web app) e aplicativo para celular (app)?

É muito comum empresas solicitarem o desenvolvimento de um aplicativo para celular quando na verdade precisam de um site responsivo, ou vice versa. Apesar de terem a mesma finalidade, há uma diferença técnica significativa.
É um site que tem o layout preparado para se adaptar ao formato de um tablet ou smartphone. Quando o visitante visualiza o site no computador, o formato se expande e aproveita toda a tela. No celular, as informações mudam de posição, mas preserva o tamanho das informações.
É comum os empresários acharem que, se seu site roda no celular, ele é responsivo. Todo site funciona no smartphone, porque se trata de um browser igual ao do computador. No entanto, quando ele não é responsivo, o visitante é obrigado a usar a famosa “mão de aranha”, abrindo e fechando para conseguir navegar e visualizar as informações.
A experiência do visitante é ruim e há uma tendência dele desistir de navegar no site. Dessa maneira, o objetivo final de gerar conversão (contato ou venda) dificilmente é atingido.
Clique aqui e saiba mais sobre como um site responsivo pode aumentar as vendas da sua empresa.
Há duas formas de identificar um site responsivo: reduza o navegador na horizontal ou abra o site em um smartphone. O layout deve se adaptar automaticamente ao novo formato, sem a necessidade de rolar o site para o lado para visualizar todas as informações.
Um site mobile, também chamado de web app, usa a mesma tecnologia de um site responsivo, mas tem um formato diferente do convencional. Normalmente, é mais utilizado para apresentar informações em formato de lista, para facilitar a navegação.
Ter um site para computador e um site mobile implica em dois layouts e dois desenvolvimentos distintos. Grandes empresas de e-commerce costumam ter um site convencional (“não responsivo”) e um site mobile, para garantir a melhor navegação possível. É o caso de e-commerces como Walmart, Americanas e Submarino.
Essa técnica permite ir ainda mais longe na usabilidade para dispositivos móveis. Em contrapartida, gera um custo duplicado.
Quando o servidor das Lojas Americanas reconhece que o dispositivo que está acessando é um smartphone, ele envia então para a versão mobile. Se fosse um site responsivo seria a mesma versão desktop, só que com técnicas para que o layout se ajuste no próprio browser.
A diferença entre um web app e um app é grande. Tecnicamente, é 100% diferente.
Um aplicativo para celular é um software, que precisa ser instalado no smartphone e roda diretamente no sistema operacional. Já o site mobile roda em um browser, afinal, ele é um website com um formato diferenciado.
Um aplicativo mobile (app) pode atingir um desempenho muito melhor e tem capacidade para utilizar os recursos do dispositivo. A experiência do usuário é muito superior.
Grandes empresas costumam ter as duas soluções, pois há usuários resistentes a baixar um aplicativo. Nesse caso, o web app roda diretamente no navegador e não exige a instalação. Para o visitante faz sentido instalar (baixar) um app quando ele vai utilizá-lo com frequência. Quando é para usar uma única vez. Para consultar um produto esporadicamente, por exemplo, é mais cômodo usar o site mobile.
Por se tratar de um software, um app precisa lidar com as diferenças entre sistemas operacionais. É uma tecnologia mais recente e tem menos mão de obra disponível. Esse conjunto de fatores torna um projeto de aplicativo cerca de 3 vezes maior o valor, em relação à um webapp.
Se tratando de um negócio com volume de informações e pensando em um grande mercado, não há como fugir do APP. A taxa de conversão (vendas), devido à usabilidade e performance, é maior. Além disso, para alguns projetos, que demandam alguns requisitos, somente um app terá condições de atender.
O que a sua empresa precisa: site ou aplicativo? Clique aqui e descubra.
As informações desse artigo visam dar condições de ajudar nesta resposta. Cada projeto tem um orçamento e requisitos diferentes, por isso não há uma resposta direta.
Se ainda ficou com dúvidas procure uma empresa para entender seu projeto e lhe indicar o melhor caminho. Conte com a eSauce para lhe ajudar nesta decisão (www.esauce.com.br).
O eKyte guia equipes para planejar, produzir e otimizar campanhas digitais. Melhore a produtividade da equipe e aumente o resultado das campanhas online.
Acabou a era da tentativa e erro no marketing digital.
Conheça o eKyte >.
Marketing Digital para empresário, gestores e CMOs.
Utilizamos cookies para aprimorar o funcionamento do site e personalizar conteúdos e anúncios. Ao utilizar nosso site você nos autoriza a coletar e utilizar estas informações para estas finalidades.