Qual é o principal erro no Marketing Digital e como evitar

O marketing digital é ainda uma área relativamente nova e, por isso, não há ainda protocolos e métricas comprovadas que permitam que empresas e profissionais sigam metodologias, como ocorre na engenharia e na medicina. Além disso ainda está em constante evolução. Assim, é comum encontrarmos até mesmo grandes empresas, que investem pesado no digital, obtendo resultados incompatíveis com seu potencial.
O principal erro no marketing digital é investir MUITO nas plataformas e no conteúdo e POUCO em patrocínio nas mídias pagas. Ou ainda, patrocinar as mídias da forma errada. Assim, não conseguem atrair audiência para suas publicações, e os conteúdos fantásticos não geram resultado.
Na eSauce (www.esauce.com.br) costumamos dividir o marketing digital em 3 pilares:
• Atrair
• Encantar
• Converter
É comum as empresas aplicarem muitos esforços às etapas de encantamento e conversão e esquecerem da atração. Um dos motivos para isto ocorrer é que as equipes internas de marketing, os gestores e os empresários estão mais ligados aos produtos e sua argumentação de venda, que são a base das etapas “encantar” e “converter”.
Há empresas líderes de mercado com departamento de marketing robusto, que sabem apresentar seus produtos e se comunicar com seus clientes. Mas quando chega a fase de atração, que é mais técnica, não tem alcance. Basta acessar o Facebook de algumas marcas para ver posts com 20 ou 200 curtidas (por exemplo), o que não faz sentido se há milhões de consumidores. A mensagem está correta, mas a forma técnica de chegar ao público não. Elas contam com o impacto orgânico do Facebook, o que nunca será suficiente.
Já os pequenos negócios queimam o orçamento na criação de um site ou e-commerce, e não sobra para as campanhas de marketing digital, muito menos para patrocínio.
A atração é um processo que exige maiores conhecimentos técnicos de ferramentas de marketing digital, técnicas de marketing e conhecimento em tecnologia. Trata-se de um know how específico que se aprende na prática diária, que leva a leituras atualizadas de guias, referências e compartilhamento de informação.
Conheça as “5 dicas de ouro” para planejar seu marketing digital para atrair leads, encantar seu público e convertê-los em clientes:
1. Conheça as principais formas de atrair clientes online
Atrair clientes em grande volume exige algumas destas ações:
• Campanhas no Google AdWords (pago)
• Campanhas no Facebook Ads (pago)
• Lista qualificada de e-mail marketing para disparo
• Site otimizado com muitos acessos orgânicos (busca googleGoogle)
Uma postagem simples em uma rede social não se encaixa no processo de atração em massa, pois estará atingindo em torno de 2% dos seus seguidores. Uma postagem em um blog sem publicar e patrocinar no Facebook também alcança resultados sem expressão.
Já se foi a época em que as redes sociais funcionavam sem patrocínio. Lá em 2012 até se conseguia algo dessa forma. Hoje não é mais possível. “Ah, mas minha postagem teve 60 curtidas”. Qualquer postagem patrocinada alcança 500, 5.000 curtidas rapidamente. E curtidas não é a métrica mais relevante, o que importa é o alcance e os acessos gerados ao seu site ou plataforma de destino.
Quando iniciamos um processo de marketing digital junto ao cliente, principalmente os que já têm investimento, este é primeiro ponto de nivelação. O cliente costuma ficar ansioso pensando que o apoio da agência pode comprometer tudo que já foi construído, mas quando as primeiras campanhas rodam a confiança é estabelecida na hora, pois a audiência sofre uma mudança radical. É restabelecido um novo patamar de expectativa e de métrica de desempenho.
É preciso balancear o investimento em pessoas, serviços e orçamento para as mídias pagas (patrocínio). É comum empresas investirem R$ 40 mil ou bem mais em um website e não ter um planejamento do próximo ano de marketing digital. Ou seja: as informações para atrair clientes e as ferramentas para conversão estão perfeitos, mas não tem audiência para isto.
Sozinho o site não vai gerar o resultado esperado, precisa de tráfego pago para promover, a médio prazo, tráfego orgânico, além de técnicas e otimização constante, como revisão de palavras-chave, novos conteúdos e ajustes técnicos.
A mídia paga é uma ferramenta de resultado no curto prazo, mas que também apoia a indexação do site a médio e longo prazo. Já captar listas qualificadas de clientes para disparo de e-mail e inbound marketing é um processo de médio para longo prazo. Otimizar o site deve começar já no projeto, e os resultados serão melhores com o tempo.
Pense no marketing digital como um plano de negócio, e divida sua verba como no exemplo abaixo, projetando um ou dois anos para frente:
• 20% – Criação das Plataformas
• 20% – Serviço de Marketing Digital para atrair clientes
• 20% – Patrocínio de mídias para atrair clientes
• 5%- Evolução das plataformas
• 5% – Otimização site para indexar no Google (SEO)
• 25% – Equipe e conhecimento em marketing e produtos
• 5% Atendimento e SAC 2.0 (redes sociais)
Assim como seus produtos competem com os dos seus concorrentes, o desempenho de marketing e da equipe comercial também disputa espaço no mercado. Ser o melhor produto é tarefa da equipe de produto e produção. Mostrar que é o melhor, fazer a melhor oferta chegar no cliente, é a tarefa de marketing.
Entenda as competências que sua equipe deve ter e o que deve ser terceirizado para conseguir maior profissionalismo, velocidade e até mesmo redução de custos de patrocínio, para que sobre mais para investir em mídias patrocinadas.
Por exemplo: na eSauce (www.esauce.com.br), temos diversas competências que trabalham em cada cliente: equipe de estratégia, equipe de criação e equipe de tecnologia. Uma atividade passa por diversos profissionais para que conquiste o melhor desempenho possível. E o papel do cliente e da equipe de marketing é nos passar as melhores ofertas, definir o que deve ser vendido e quais são os diferencias.
E você já começou, investiu, o tempo passou e está colhendo resultados?
Então basta reforçar mais o patrocínio nas mídias e usar a experiência adquirida para otimizar ainda mais as campanhas. Agora é possível obter escala de crescimento simplesmente com mais orçamento em mídias. Se no começo o investimento em marketing era muito pesado e comprometia a margem, agora ficará cada vez mais viável crescer com o marketing digital.
O eKyte guia equipes para planejar, produzir e otimizar campanhas digitais. Melhore a produtividade da equipe e aumente o resultado das campanhas online.
Acabou a era da tentativa e erro no marketing digital.
Conheça o eKyte >.
Marketing Digital para empresário, gestores e CMOs.