eSauce - Marketing Digital
menu Categorias
  • Gerar Contatos e Orçamento
  • Aumentar vendas e-commerce
  • Ampliar vendas varejo físico
  • Expandir franquias ou canais
  • Preciso da ajuda de uma agência digital
  • Contato
Preciso da ajuda de uma agência digital

Qual é o principal erro no Marketing Digital e como evitar

Alan KoerbelAmpliar vendas varejo físico, Aumentar vendas de e-commerce, Destaque, Expandir franquias ou canais de vendas, Gerar Contatos e Orçamento13/09/2016
erros no marketing digital empresas

O marketing digital é ainda uma área relativamente nova e, por isso, não há ainda protocolos e métricas comprovadas que permitam que empresas e profissionais sigam metodologias, como ocorre na engenharia e na medicina. Além disso ainda está em constante evolução. Assim, é comum encontrarmos até mesmo grandes empresas, que investem pesado no digital, obtendo resultados incompatíveis com seu potencial.

O principal erro no marketing digital é investir MUITO nas plataformas e no conteúdo e POUCO em patrocínio nas mídias pagas. Ou ainda, patrocinar as mídias da forma errada. Assim, não conseguem atrair audiência para suas publicações, e os conteúdos fantásticos não geram resultado. 

Na eSauce (www.esauce.com.br) costumamos dividir o marketing digital em 3 pilares:

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

• Atrair
• Encantar
• Converter

É comum as empresas aplicarem muitos esforços às etapas de encantamento e conversão e esquecerem da atração. Um dos motivos para isto ocorrer é que as equipes internas de marketing, os gestores e os empresários estão mais ligados aos produtos e sua argumentação de venda, que são a base das etapas “encantar” e “converter”.

Há empresas líderes de mercado com departamento de marketing robusto, que sabem apresentar seus produtos e se comunicar com seus clientes. Mas quando chega a fase de atração, que é mais técnica, não tem alcance. Basta acessar o Facebook de algumas marcas para ver posts com 20 ou 200 curtidas (por exemplo), o que não faz sentido se há milhões de consumidores. A mensagem está correta, mas a forma técnica de chegar ao público não. Elas contam com o impacto orgânico do Facebook, o que nunca será suficiente.

Já os pequenos negócios queimam o orçamento na criação de um site ou e-commerce, e não sobra para as campanhas de marketing digital, muito menos para patrocínio.

A atração é um processo que exige maiores conhecimentos técnicos de ferramentas de marketing digital, técnicas de marketing e conhecimento em tecnologia. Trata-se de um know how específico que se aprende na prática diária, que leva a leituras atualizadas de guias, referências e compartilhamento de informação.

 

E como mudar isto? Qual o caminho para acertar no marketing digital?

Conheça as “5 dicas de ouro” para planejar seu marketing digital para atrair leads, encantar seu público e convertê-los em clientes:

Nestas 5 dicas entenda como estruturar seu processo de marketing digital de PERFORMANCE, com foco em gerar leads e vendas.

 

1. Conheça as principais formas de atrair clientes online

Atrair clientes em grande volume exige algumas destas ações:

• Campanhas no Google AdWords (pago)
• Campanhas no Facebook Ads (pago)
• Lista qualificada de e-mail marketing para disparo
• Site otimizado com muitos acessos orgânicos (busca googleGoogle)

Uma postagem simples em uma rede social não se encaixa no processo de atração em massa, pois estará atingindo em torno de 2% dos seus seguidores. Uma postagem em um blog sem publicar e patrocinar no Facebook também alcança resultados sem expressão.

 

2. Métricas e padrões de mercado para entender o que é um bom desempenho

Já se foi a época em que as redes sociais funcionavam sem patrocínio. Lá em 2012 até se conseguia algo dessa forma. Hoje não é mais possível. “Ah, mas minha postagem teve 60 curtidas”. Qualquer postagem patrocinada alcança 500, 5.000 curtidas rapidamente. E curtidas não é a métrica mais relevante, o que importa é o alcance e os acessos gerados ao seu site ou plataforma de destino.

Quando iniciamos um processo de marketing digital junto ao cliente, principalmente os que já têm investimento, este é primeiro ponto de nivelação. O cliente costuma ficar ansioso pensando que o apoio da agência pode comprometer tudo que já foi construído, mas quando as primeiras campanhas rodam a confiança é estabelecida na hora, pois a audiência sofre uma mudança radical. É restabelecido um novo patamar de expectativa e de métrica de desempenho.

 

3. Planejamento dos recursos financeiros: serviço vs patrocínio

É preciso balancear o investimento em pessoas, serviços e orçamento para as mídias pagas (patrocínio). É comum empresas investirem R$ 40 mil ou bem mais em um website e não ter um planejamento do próximo ano de marketing digital. Ou seja: as informações para atrair clientes e as ferramentas para conversão estão perfeitos, mas não tem audiência para isto.

Sozinho o site não vai gerar o resultado esperado, precisa de tráfego pago para promover, a médio prazo, tráfego orgânico, além de técnicas e otimização constante, como revisão de palavras-chave, novos conteúdos e ajustes técnicos.

 

4. Estratégia e metas de curto, médio e longo prazo

A mídia paga é uma ferramenta de resultado no curto prazo, mas que também apoia a indexação do site a médio e longo prazo. Já captar listas qualificadas de clientes para disparo de e-mail e inbound marketing é um processo de médio para longo prazo. Otimizar o site deve começar já no projeto, e os resultados serão melhores com o tempo.

Pense no marketing digital como um plano de negócio, e divida sua verba como no exemplo abaixo, projetando um ou dois anos para frente:

• 20% – Criação das Plataformas
• 20% – Serviço de Marketing Digital para atrair clientes
• 20% – Patrocínio de mídias para atrair clientes
• 5%- Evolução das plataformas
• 5% – Otimização site para indexar no Google (SEO)
• 25% – Equipe e conhecimento em marketing e produtos
• 5% Atendimento e SAC 2.0 (redes sociais)

 

5. Seja líder no digital, afinal, o marketing digital é a mídia mais relevante da atualidade (e não há sinal que isso possa mudar)

Assim como seus produtos competem com os dos seus concorrentes, o desempenho de marketing e da equipe comercial também disputa espaço no mercado. Ser o melhor produto é tarefa da equipe de produto e produção. Mostrar que é o melhor, fazer a melhor oferta chegar no cliente, é a tarefa de marketing.

Entenda as competências que sua equipe deve ter e o que deve ser terceirizado para conseguir maior profissionalismo, velocidade e até mesmo redução de custos de patrocínio, para que sobre mais para investir em mídias patrocinadas.

Por exemplo: na eSauce (www.esauce.com.br), temos diversas competências que trabalham em cada cliente: equipe de estratégia, equipe de criação e equipe de tecnologia. Uma atividade passa por diversos profissionais para que conquiste o melhor desempenho possível. E o papel do cliente e da equipe de marketing é nos passar as melhores ofertas, definir o que deve ser vendido e quais são os diferencias.

E você já começou, investiu, o tempo passou e está colhendo resultados?

Então basta reforçar mais o patrocínio nas mídias e usar a experiência adquirida para otimizar ainda mais as campanhas. Agora é possível obter escala de crescimento simplesmente com mais orçamento em mídias. Se no começo o investimento em marketing era muito pesado e comprometia a margem, agora ficará cada vez mais viável crescer com o marketing digital.

 

Plataforma para Gestão de marketing digital

O eKyte guia equipes para planejar, produzir e otimizar campanhas digitais.  Melhore a produtividade da equipe e aumente o resultado das campanhas online.

Acabou a era da tentativa e erro no marketing digital.

Conheça o eKyte >.

Assine nossa Newsletter!

Marketing Digital para empresário, gestores e CMOs.

Posts Relacionados

Afinal, em quanto tempo as ações de marketing digital dão retorno?

09/08/2019Alan Koerbel
como melhorar meu marketing digital

Meu marketing digital é um lixo. O que está errado e como melhorar?

27/03/2018Alan Koerbel
estratégia marketing digital performance marca

Qual estratégia de marketing digital escolher: performance ou marca?

22/02/2018Bruno Moreira
Alan Koerbel
Escrito por Alan Koerbel
Alan Koerbel é sócio-fundador e diretor da eSauce, agência digital especialista em aumentar vendas com plataformas e campanhas online. Com 20 anos de experiência em tecnologia e 8 em marketing digital, exerceu carreira técnica e executiva em grandes empresas de software de gestão. Fundou a Conceito W em 2007, empresa que em 4 anos tornou-se líder de mercado, com apoio decisivo do Marketing Digital, e em 2011 foi adquirida por uma multinacional. Foi diretor de tecnologia na Thomson Reuters, empresa com 60 mil colaboradores em 100 países. Por vocação retornou ao empreendedorismo em 2013, quando se juntou aos seus sócios na eSauce. É formado em Processamento de Dados, especialista em Engenharia de Produção e certificado em Supply Chain pela Goldratt School e APICS (EUA). "Apaixonado por empreendedorismo, tanto nas próprias empresas quanto para ajudar seus clientes a prosperarem". Perfil completo no linkedin: https://www.linkedin.com/in/alankoerbel
Leia mais
CARREGAR COMENTÁRIOS
Esauce Marketing & Tecnologia
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Slideshare
  • Ampliar vendas varejo físico
  • Aumentar vendas de e-commerce
  • Expandir franquias ou canais de vendas
  • Gerar Contatos e Orçamento
  • Podcast De Cabeça

A eSauce

  • Quem Somos
  • Soluções
  • Trabalhos
  • Clientes

Aumente suas vendas

  • Gerar contatos e orçamento
  • Aumentar vendas no e-commerce
  • Ampliar vendas no varejo físico
  • Expandir franquias ou canais de venda
  • Criação de Site Profissional
  • Campanha Rápida de Marketing Digital
  • Todos os serviços

Fale Conosco

eSauce Marketing Digital
São Paulo, SP | Joinville, SC | Brasil

Contato

Trabalhe Conosco

Assine a Newsletter


Blog eSauce
Marketing Digital
Podcast
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Slideshare
eSauce 2017. Todos os direitos reservados.