Como funciona o marketing digital profissional
O cliente define os objetivos. A agência digital cria a estratégia digital e executa. São várias etapas desde a captação do contato até torná-lo um cliente.
O cliente define os objetivos. A agência digital cria a estratégia digital e executa. São várias etapas desde a captação do contato até torná-lo um cliente.
Alcançar
Atrair
Encantar
Engajar
Converter
Uma conversão final ocorre após várias interações, variando conforme tipo de produto. Em um caso mais extremo como a compra de um carro, pode chegar a 800 interações: anúncios lidos e visitas no site.
O desafio é que a conversão final seja na sua empresa, e que ocorra em menor tempo possível.
Uma conversão final ocorre após várias interações, variando conforme tipo de produto. Em um caso mais extremo como a compra de um carro, pode chegar a 800 interações: anúncios lidos e visitas no site.
O desafio é que a conversão final seja na sua empresa, e que ocorra em menor tempo possível.
CMO, Gestores, Empresário e Analistas de marketing
Define os objetivos, explica as diretrizes do seu negócio e estratégia e homologa as campanhas.
São necessárias diversas competências para o marketing digital profissional, fundamental para vencer a concorrência no marketing online. Conheça os principais profissionais de uma agência digital ou de uma grande equipe de marketing interna em uma empresa. Para maior agilidade é possível mesclar equipe própria da empresa com uma agência digital.
Analista de
Marketing Digital
Coordenador de
Campanhas
Analista de
Marcas
Designer
Redator
Assistente de
Marketing Digital
UX Designer
Web Designer
Programador WEB
Arquiteto de
Marketing Digital
Coordenador de
Desenvolvimento
Tecnologia e processos. O que diferencia as agências digitais não são mídias que utilizam no final, pois são todas parecidas. O que muda são as estratégias, tecnologias e a eficiência dos processos. São centenas ou milhares de tarefas mensais, que precisam ser cumpridas no prazo, com qualidade e conformidade os objetivos dos clientes. É uma ciência ainda nova, sem pilares sólidos de gestão e procedimentos, quem interpreta e investe antes sai na frente.
O tempo de duração das campanhas pode variar. Há campanhas temporais para uma promoção, há campanhas que podem rodar meses. O tamanho do público e o orçamento disponível para investir nas mídias também influencia o prazo. Por exemplo, se o público alvo for 1 milhão de pessoas e o orçamento alcança 100 mil pessoas por mês, a campanha pode rodar por meses, é claro, se estiver dando o retorno esperado.
Objetivos e quais produtos e
destaques comerciais devem
ser considerados.
A plataforma é o destino final das campanhas, por isto precisa encantar os clientes e fornecer os mecanismos para conversão: captar o contato, enviar uma mensagem ou gerar uma venda. Se as plataformas não suportam as campanhas de marketing digital, é preciso construir ou aprimorá-las antes de iniciar. Durante as campanhas também surgem demandas de pequenas ou grandes alterações nas plataformas.
O site é responsável por encantar os clientes e promover a conversão (contato ou venda online). E como os clientes serão atraídos pelo site? Apenas pelas buscas do Google? E como o site vai conquistar o uma posição na primeira página do Google? Nada disto é possível sem um processo contínuo de campanhas e evolução. Um site sem campanhas é apenas um catálogo virtual, com baixo tráfego, que vai promover o mínimo de audiência. Investir em marketing faz parte do princípio da administração, se uma empresa tem orçamento corre um sério risco. O marketing atual é digital, portanto desvie todos recursos possíveis de mídias obsoletas para viabilizar suas campanas de marketing digital.
Há alguns tipos de campanhas com resultado mais rápido, como o Google Adwords. Apesar disto, o resultado sustentável do marketing digital vem a médio prazo. Pense no seu investimento como um plano de negócio. Leva algum tempo até formar o público, encher o seu funil de vendas e otimizar as campanhas e plataformas.
Utilizamos cookies para aprimorar o funcionamento do site e personalizar conteúdos e anúncios. Ao utilizar nosso site você nos autoriza a coletar e utilizar estas informações para estas finalidades.