Como criar um aplicativo para celular (app) para aumentar vendas

A explosão do número de usuários de smartphones está promovendo uma mudança rápida na cultura de vendas e atendimento aos clientes.
No Brasil, em 2014, foram vendidos 40 milhões de aparelhos de celular, um crescimento de 45% em relação à 2013. Em 2015, a expectativa é que a venda chegue a 60 milhões de celulares.
Esse conforto mudou o comportamento das pessoas nos últimos 4 anos. No Brasil, já são 80 milhões de usuários em redes sociais e mais de 50% de todos os acessos ao Facebook são feitos por aparelhos mobile.
O usuário mobile tem mais disponibilidade já que está com o aparelho em toda parte e, por isso, acessa mais a internet do que o usuário desktop tradicional.
As empresas de todos os tamanhos são as responsáveis por esse súbito crescimento no mundo mobile. Elas investem na criação de apps que oferecem serviços e comodidade aos usuários. Não são apenas as startups de tecnologia que estão criando aplicativos fantásticos, como é o caso do Waze (GPS com interação social), Easy Taxi e 99 Taxi (permite pedir táxi pelo celular). Há exemplos de corporações de vários segmentos e tamanhos promovendo vendas e atendimento pelo Smartphone.
A Netshoes, tradicional empresa de calçados que lidera o mercado com vendas pela internet (ecommerce), criou um aplicativo para incentivar vendas pelo celular (mcommerce)*. O cliente tira a foto de um tênis que tenha gostado e, por reconhecimento visual, o app localiza o produto na loja virtual e exibe ao cliente, trazendo também similares.
Outro exemplo são de empresas de alimentos, que passaram a fornecer aplicativos de celular com receitas. Os bancos foram os pioneiros ao transportar o serviço de atendimento para a Internet e depois aderiram à onda mobile. A cada dia surgem novidades!
(*) m-commerce significa as compras em lojas virtuais (e-commerce) pelo celular
Qual situação deseja atender? Qual o retorno financeiro previsto, seja para ampliar a base de clientes, aumentar vendas ou reter clientes?
Além da tecnologia, há muita informação envolvida na criação de um aplicativo. Portanto, pense nos custos e processos para manter os dados atualizados. No caso de apps que permitam a interação com o usuário, será necessário alguém para atender esse cliente, assim como no mundo físico.
Quanto mais claro e atualizado seu conteúdo estiver, menor será o custo de atendimento.
O aplicativo é um software. Ele requer todas as fases de desenvolvimento de software tem os custos de um projeto e, necessariamente, precisa de uma manutenção “eterna”, seja para evoluir o aplicativo ou para manter ele compatível com as versões dos sistemas operacionais e integrações com outras soluções.
Além do aplicativo para o usuário final, um projeto mobile conta com um back-office (back-end) WEB, onde o administrador mantém as informações atualizadas e acompanha as estáticas de uso. Muitas vezes, partes das informações vêm de outras plataformas. No caso de uma loja virtual mobile, os dados vêm de algum sistema de gestão ou de uma loja virtual desktop. No entanto, há informações mantidas exclusivamente para o aplicativo.
A maior parte da mão de obra qualificada para o desenvolvimento mobile está dentro de grandes companhias, que investiram para formar os programadores mobile. Existem fábricas de apps, para quem deseja terceirizar, ainda em crescimento no mercado.
Cada sistema operacional (Android, IOS e Windows Phone) funciona com uma tecnologia de desenvolvimento exclusiva. Os programadores costumam desenvolver a mesma solução para cada sistema operacional, elevando o custo e tempo do projeto.
Recentemente, surgiram soluções de desenvolvimento para várias plataformas (MADP – Mobile Application Development Platform), que resolvem a maior parte dos problemas de desenvolvimento duplicado.
Um exemplo é a appcelerator, com o framework Titanium. Poucos desenvolvedores de aplicativo estão usando esse tipo de tecnologia, pois já ouve um grande investimento para aprender as primeiras tecnologias. Migrar tão rapidamente não é fácil.
No Brasil, já há alguns desenvolvedores trabalhando com essa tecnologia, que pode ser um diferencial para reduzir os custos do seu projeto e permitir investir mais em funcionalidades, do que redundância.
Sua empresa precisa de um aplicativo ou um site responsivo? Clique aqui e descubra.
Seja o próximo a inovar e criar um serviço de excelência ao seu cliente, gerando ganhos para os dois lados. Seu concorrente pode estar fazendo isso neste momento.
Um projeto exige um tempo entre 4 e 12 meses para se concretizar, o que pode tornar sua reação tardia. Pense na solução de negócio e conte com uma empresa especialista para criar o app para sua empresa. Lembre-se: por trás da tecnologia, deve sempre haver a meta de retorno financeiro. Mais clientes, mais vendas, melhor nível de serviço com retenção da sua base.
Descubra qual é a equipe necessária e quanto custa criar um app.
O eKyte guia equipes para planejar, produzir e otimizar campanhas digitais. Melhore a produtividade da equipe e aumente o resultado das campanhas online.
Acabou a era da tentativa e erro no marketing digital.
Conheça o eKyte >.
Marketing Digital para empresário, gestores e CMOs.